<$BlogRSDUrl$>

domingo, dezembro 19, 2004

POIS FALEMOS DELA, A HIPOCRISIA


Conheço uma pessoa que diz de hora em hora, com a certeza e convicção dos que tem a razão debaixo do braço a crua indagação: "Sou hipócrita, porra!" A tendência, a consequência, o resultado é a risada generalizada. É a risadinha da hipocrisia.
Todos, hipocritamente, condenamos a hipocrisia. E somos todos, em grau maior ou menor, sólidos hipócritas. Eessa hipocrisia vai do "bom dia!" que damos ao maior safado da praça quando o que lhe desejamos é um dia em que chova canivate, até a hipocrisia do puxa-saco que escreve artigo dizendo que o discurso do Ministro da Fazenda pros banqueiros de Nova York foi considerado uma das maiores peças de oratória já pronunciadas na instituição. Mas, a não ser que ela tome proporções extrapoladas, a hipocrisia é necessidade fundamental na vida humana. Extinta, o que a substituiria: a franqueza, pura e simples? Assustador! O mecanismo em questão foi criado por um gênio, com uma proposta humana pragmática, não um sentimento. Uma atitude em relação ao uso dos sentimentos, uma forma avançada do que o ser humano deveria ser e, não sendo, finge ser, até conseguir sê-lo.
Sinceramente.
E não me venham com aquele papinho hipócrita do Durkheim...
Camilo.


segunda-feira, dezembro 06, 2004

Talvez pelo status, talvez pela vestimenta limpa e charmosa, todos os meus coleguinhas desejavam seguir a emocionante carreira da medicina na terceira série. Eu pensava em ser bombeiro, salvar vidas, ser o herói...
Mais tarde, já na quinta série, comecei a levar à sério esse papo de ser jogador de futebol. Cheguei a ser bom-de-bola, artilheiro, driblador, atacante insinuante, criativo, fominha, novamente bom-de-bola. Até troféus possuo, podem acreditar.
Nostalgicamente, retorno à esse recente passado por culpa do meu irmão mais novo. Ele não quer ser jogador de futebol, mas fez 3 gols que garantiram a vitória do seu time no Brasileirinho do CCS e uma vaga nas semifinais do torneio.

Acho que vou abandonar a faculdade e voltar a pensar em ser o craque que antes planejava ser. Tenho saudades do gol.

"Olha que a cidade inteira ficou vazia nessa tarde de domingo só para lhe ver jogar". (Jorge Benjor)

Camilo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?